Espaço celebrará a educação e a cultura indígena do povo Kaingáng representado na carreira de trabalho da educadora Andila. Autoridades Kaingáng das regiões Sul e Sudeste estarão na inauguração, que ocorrerá dia 21 de fevereiro em Coxilha, no Rio Grande do Sul.
Pertencente à Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka, o Memorial Kaingáng: Andila Nĩvygsãnh terá seu lançamento em um dos espaços da organização, localizada em Coxilha, a 20 km de Passo Fundo, uma cidade estratégica em termos de atividades culturais e educacionais, conhecida como “Capital Nacional da Literatura”, com diversas instituições de ensino renomadas.
O Instituto Kaingáng aprovou o projeto do Memorial Kaingáng pela Fundação Nacional de Artes/Funarte no edital de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos em dezembro de 2023, possibilitando uma nova frente de trabalhos do Inka que oportunizam a troca de experiências entre agentes culturais e profissionais dos quatro estados onde o povo Kaingáng se encontra, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O Memorial traz, entre seus objetivos, a valorização da Cultura Kaingáng e de suas Expressões Culturais Tradicionais, a fim de que se mantenham os conhecimentos e saberes em sua produção e que se fortaleçam e multipliquem em Escolas Indígenas contribuindo à identidade étnico-cultural Kaingáng e difusão desta cultura na região Sul.
A inauguração do Memorial Kaingáng contará com a presença de diversas autoridades Kaingáng, parceiros e colaboradores do Instituto Kaingáng, que divulgará em breve a programação do evento.
Notícia atualizada em 30 de janeiro de 2024.